quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Santa escravidão

        (...)          Santa escravidão 

    Precisamos de todos estes títulos,por serem a expressão das necessidades dos cristãos;mas precisamos sobretudo daqueles títulos,que nos estimulem na luta contra os inimigos da alma.
    Hoje m dia um sopro de sensualidade e de independência perpassa pelo mundo,ameaçando fazer ruir tudo,desde as instituições seculares,nacionais e universais,até as virtudes domésticas e pessoais mais sagradas.
    Perante este vendaval de revoltas e lamaçal de impurezas precisamos de uma devoção a Maria Santíssima,que é pureza ideal e submissão perfeita;precisamos de um meio que nos arranque  às seduções da independência e da carne.
    Devoção assim parece ser a que nos legou o grande coração e o zelo intrépido de São Luiz Maria Grignion de Monfort,que a intitulou:"SANTA ESCRAVIDÃO".
    A escravidão é um estado de rebaixamento da dignidade humana.A palavra Santa,porém corrige a dureza do nome,elevando o estado às alturas da virtude sublime,que chamamos a sujeição total de nós mesmos a Deus,ou abnegação.
    É esta dependência total,que  forma a base de toda perfeição e que o santo indica como segredo de santificação.
    Tal devoção,diz ele,é um segredo que relativamente poucas pessoas hão de descobrir,e que de fato poucos descobrem,porque somente um pequeno número tem a coragem de pôr em prática a doutrina em que ela é baseada.
(Pe.Júlio Maria Lombaerde"O segredo da verdadeira devoção para com a Santíssima Virgem-pag 8 e 9")(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário